I. Introdução: Há uma diferença entre conhecimento e sabedoria.Provérbios 2:1-7

Hoje em dia temos acesso a muito mais informações do que sabemos o que fazer com elas. Mas algo ainda está faltando, a sabedoria Divina.Há muitas pessoas que se vangloriam sobre seu conhecimento, educação,formação, mas a sua vida pessoal e familiar se tornaram um verdadeiro desastre ou sofrimento por falta de entendimento e discernimento espiritual.Embora seja importante adquirir mais informações, as Escrituras nos estimulam a procurar sabedoria divina.Se seguirmos os princípios bíblicos, Deus vai nos dar entendimento e orientação para cada decisão e situaçao que encontrarmos.
II. O que é sabedoria?
A Bíblia faz uma distinção entre dois tipos muito diferentes de sabedoria:
A.Sabedoria do Mundo: é o uso de conhecimentos e informações retirada da midia moderna(Internet,Livros,Tv, etc.) Ela é baseado no raciocínio e entendimento do ponto de vista humano, mas é loucura para o Senhor (1 Coríntios. 3:19).
B.Sabedoria Divina:é a capacidade de ver as coisas do ponto de vista de Deus Pai e responder de acordo com os princípios das Escrituras.
III. Como podemos adquirir a sabedoria divina?
É preciso tempo e esforço para se tornar verdadeiramente sábio porque vem como resultado de aprender com as decisões que tomamos baseado na experiencia da nossa vida Cristã. A fim de obtermos sabedoria divina, dentre muitas destacamos sete coisas que podemos fazer.
1. Busca de Sabedoria.
Como ninguém nasce com sabedoria, temos duas opções: procura-la ou enfrentar as conseqüências de viver sem ela. O mundo oferece muitas outras atividades que atendem aos nossos desejos de segurança, riqueza, amigos, saúde, popularidade, relevância, prestígio ou beleza. Mas Provérbios 8:11 diz que todas as coisas desejáveis não se podem comparar com a sabedoria de Deus . É um dom que Deus dá àqueles que diligentemente procuram por ele como um tesouro escondido (Não revelado)(Provérbios 2:4-7).
2. Meditar na Palavra de Deus.
A Bíblia é a sabedoria de Deus registrada para nós no papel. Ela revela seus caminhos, planos e propósitos, e quando ler e entender. Seus pensamentos tornam-se uma parte de nós e afetam a maneira como vivemos. É por isso que devemos começar cada dia com o Senhor, pedindo-Lhe que nos dê direção da Sua Palavra.
3. Obedecendo os princípios bíblicos
Apenas ter conhecimento bíblico não pode nos tornar sábios. A sabedoria de Deus está reservada para os que acatam suas instruções por uma obediencia ativa,diária e aplicar suas verdades à sua vida (Pv 8:33-34).
4. Orando por Sabedoria.
Provérbios não enfatiza especificamente orar por sabedoria, mas Ap Tiago nos diz para pedir a Deus como algo que nos falta (Tiago 1:5-6). No entanto, só pedir nao é suficiente. Devemos pedir com fé, obedecer o que diz o Senhor, e ver os resultados de nossas ações. A obediência sempre traz bênçãos, mas consequências negativas ocorrem se ignorarmos suas orientações e seguir nossos próprios caminhos.
5. Observando como Deus trabalha no mundo.
O livro de Provérbios nos diz que a sabedoria vem da observação dos resultados de vários estilos de vida. Por exemplo, os homens sábios são cautelosos e se afastam do mal, mas os tolos são arrogantes e descuidados (Pv 14:16). Mesmo as formigas nos ensinam a importância do trabalhar diligentemente para as nossas disposições, porque a preguiça leva à pobreza (Provérbios 6:6-11). A Bíblia nos ajuda a entender a perspectiva de Deus e nos leva a fazer escolhas sábias que produzem resultados positivos.
6. Atendendo conselho Divino.
Todo nós precisamos de orientação às vezes, mas nem todos os conselhos são de Deus. Alguns conselheiros profissionais como assistente pessoais, psicologos etc., mesmo treinados, na verdade, podem nos desviar do caminho, em vez de nos ajudar a encontrar os caminhos de Deus. Sempre que procurarmos alguém para uma direção, devemos avaliar seu estilo de vida, sua família e sua experiencia com Deus. É o conselho baseado na Palavra de Deus, ou em psicologia, educação universitária ou opinião pessoal? Lembre-se que a nossa batalha é Espiritual e não com seu próximo. (Ef 6:12)
7. A associação com os sábios.
Nunca subestime a influência de amigos.Eles podem nos ajudar a crescer em sabedoria, ou nos fazem sofrer danos (Pv 13:20). É por isso que precisamos examinar nosso amigos para determinar se eles nos edificam ou nos desviam do caminho. Igualmente também avaliar que tipo de pessoas somos para próximo. Estamos dispostos a dizer a verdade com base no que as Escrituras dizem, ou é o nosso único objetivo dizer-lhes o que eles querem ouvir?
IV. Conclusão:
Sabedoria é Dom que começa com a decisão de crer em Cristo como Salvador e aumenta quando seguimos os ensinamentos da Palavra de Deus. Se queremos ser sábios, precisamos de uma paixão ardente para a orientação do Senhor, porque há muitas idéias, pessoas e situações que nos tentam a ignorar os princípios bíblicos que levam à sabedoria. O mundo nos diz que o tempo é curto e devemos viver para os prazeres de hoje e suas oportunidades. Mas, na realidade, reconhecer que o nosso tempo é curto, deve sim, motivarmo-nos a corrigir comportamentos e atitudes pecaminosas para desfrutarmos sabiamente do melhor desse mundo de acordo com as promessas de Deus e jamais colocar em risco a salvaçao de nossa alma.
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Mateus 16:26
…e todo o homem emprega força para entrar no reino de Deus. Lucas 16:16

Pr Gersio Oliveira