A Bíblia é a bússola do cristão. É ela que norteia nossa vida e nos orienta qual direção tomar.

Aparentemente, a bússola é um instrumento muito simples: uma pequena caixa com uma agulha magnetizada que aponta para o norte magnético da terra. Já se tentou substituir a bússola, ou torná-la mais moderna, como nos GPS, porem esses equipamentos podem falhar ou não dar uma orientação precisa!

Christ-our-pilotMas esse simples instrumento é ao mesmo tempo muito complexo. Não se aprende a ler uma bússola sozinho. É necessária a orientação de alguém, além disso, não se aprende sua leitura da noite para o dia. É indispensável todo um processo para entender a lógica desse instrumento.

Lembro-me de uma vez em que me colocaram uma búsola nas mãos. Para mim foi fantástico esse momento. Só que depois de uns minutos a ficha caiu: “o que vai mudar na minha vida ao saber de que lado fica o norte?” Só tempos mais tarde, tive a oportunidade de entender o funcionamento deste equipamento, mas para isso precisou que alguém me ensinasse…

Algo semelhante (mas muito superior) acontece com a palavra de Deus. Ela é que dá a orientação para o cristão. Ela que não nos deixa ficar perdidos pelo mundo afora. Mas retorno ao exemplo do fato que aconteceu comigo, do meu primeiro contato com a bússola. Era tudo lindo, assim como quando ganhamos ou compramos uma Bíblia, mas ai surge uma questão: “o que vai mudar na minha vida ao ler esse livro?”

Ler a Bíblia, qualquer um pode fazer isso. Historiadores, arqueólogos, geógrafos, antropólogos, poetas, lingüistas lêem a Bíblia, retiram e comprovam preciosas informações cientificas desse livro, todavia é como se entendêssemos dos materiais em que a bussola é constituído, toda sua historia e seus principais componentes mas não soubéssemos aplicá-los se estivéssemos perdidos em um deserto ou em alto mar.

Para entender a Bíblia precisamos de um orientador. E esse orientador existe! É o Espírito Santo que nos ensina a compreender a mensagem bíblica.

Já falaram que a Bíblia é algo ultrapassado e até mesmo a tentaram substituir por teorias e outros livros. Mas assim como o GPS, apesar de ser mais avançado que a bússola e até mesmo conter a bussola, este está sujeito a falhas, pane no sistema ou nos satélites e não apresenta uma precisão 100%. A bússola e a Bíblia não erram! Quem esta sujeito ao erro, é quem as interpreta.

Assim, só conseguiremos chegar a Nova Jerusalém (aos céus) quando nosso orientador (o Espírito Santo) nos ensinar como usar a bússola que temos em mãos ( a Palavra de Deus) e percorrermos O caminho mais estreito que nos levará ao nosso destino.

A Bíblia é a bússola que aponta para O Caminho mais estreito. Ela nos aponta para Cristo!

Pr Gerson Oliveira